quinta-feira, 11 de junho de 2009

Estabilidade hegemónica

pois é... estive ausente da varanda por uns tempos, some might say que ainda estou e estarei para sempre porque vos abandonei em busca de outros prazeres, no entanto aqui vai mais um testemunho, daqueles q me parecem dignos de partilhar com o pessoal que observa o rio com outros olhos.

à tempos, enquanto lia umas coisinhas sobre relações Internacionais, deparei-me com um termo que já conhecia, mas ao qual nunca tinha dedicado o esforço conjunto dos meus dois neurónios. O periodo pós guerra fria, foi dominado por uma relativa estabilidade da ordem internacional fundada na aceitação do poderio superior dos E.U.A em todas as areas que caracterizam o poder de um Estado. Actualmente, essa hegemonia ainda aceite por alguns, é notável em algumas àreas, mas desvanece em outras. O colosso começa a cair perante potencias emergentes e contestatárias face à ordem internacional. A ordem internacional está a mudar, e a ultima vez quem o sistema não foi hegemónico, foi durante a guerra fria. o sistema bilateral que se vivia, só por um triz, não deu origem à terceira guerra mundial que segundo Einstein, será a ultima guerra com a qual a Humanidade se confrontará. Crise económica, terrorismo, estados párie, multilateralismo, tentativas de afirmação de poder, Coreia do Norte, Irão, China, Rússia, comunismo?!...

só porque estou farto de ouvir falar no engenheiro, sem ofensa JNM, fica aqui um novo tópico de reflexão na varanda... Será que se avizinham tempos de paz, ou devemos estar prontos para tempos difíceis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário